sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ECOVILA E ECOPARQUE DA MATA-BA DISCUTEM SUSTENTABILIDADE NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PROMOVEM TÉCNICAS DE BIOCONSTRUÇÃO.



SUSTENTABILIDADE
                                                                                                                                  Por: Mariana Maria

Natureza & Sociedade
Problemática do setor da construção civil - No que diz respeito à construção civil, nos seus diversos aspectos, muitos são os fatores que causam impactos significativos ao meio ambiente o que a classifica como “gradativo esgotamento de matérias primas”, que implica o consumo de energia em diversos estágios da produção, consumo de água, poluição sonora e olfativa, diminuição da fauna e flora e emissões de gases nocivos ao planeta para a geração de resíduos sólidos (argamassa de cal e cimento, ferro, alumínio, restos de madeira, tijolo, concreto, pisos azulejos, fiação de eletricidade, lâmpadas, vidros, telhas etc) os quais, quase sempre, não tem destino depois do uso. Com tudo, podemos afirmar que o setor da construção civil é hoje um dos grandes “vilões” quando o assunto é “SUSTENTABILIDADE”.
Esse descaso provoca uma imperfeição das condições normais, das quais o homem deveria ter com a natureza e consigo mesmo. Muitas são as visões de qualidade de vida, depende muito da característica de personalidade de cada indivíduo, no entanto, como o tema abordado aqui é “sustentabilidade”, que implica no cuidado com a natureza e a sociedade, consequentemente, o conceito está atrelado à relação “homem + natureza” que vem a ser totalmente contrário ao ideal de “vida da modernidade” que compreende o consumismo desenfreado.
A modernidade trouxe junto com a chamada “evolução humana” novas formas de desequlíbrio aos seres humanos, entre elas o stress causado pela nova forma de viver. O contato com a poluição (no ar, na água e sonora) e com alimentos cada vez mais entupidos de conservantes, assim como, ambientes de trabalho e moradia impróprios (confinados, sem contato o sol, a ventilação, etc.) essas atitudes geram consequências graves na vida das pessoas.
BIOCONSTRUÇÂO
Ancestralidade com vida na Nova Era
O termo Bioconstrução denota “construção viva” ou “construção com vida”, que é concebido, utilizando materiais naturais (terra, pedra, palha, bambu, madeira, tintas a base de folhas e terra, etc.), ou seja, é simplesmente uma recuperação de práticas exercidas dos nossos ancestrais, atrelada a novos e atuais conhecimentos técnicos, que vão em contraposição a produção em série provocada pelas indústrias, que tanto poluem nosso planeta.
Outras práticas também estão atreladas a Bioconstrução como, por exemplo, o reaproveitamento de água da chuva que cai na cobertura da casa, o destino adequado do esgoto que consiste em devolver para o solo a água livre de agentes poluidores, ou seja, toda ação que possa a vir colaborar com a redução de impactos.
Além da questão ecológica a Bioconstrução está a favor da saúde humana, uma vez que nos aproxima das condições naturais, nos livrando dos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) presentes em tintas e vernizes, por exemplo, os quais podem causar constantes dores de cabeça, distúrbios neurológicos e do sono, fadiga e desanimo.
Assim como o cuidado com o nosso corpo e alma, o cuidado com o ambiente onde vamos morar e (ou) trabalhar e conviver com nossos amigos e familiares também devem estar livres de impurezas. A Bioconstrução é capaz de provocar transformações de estilo de vida e nos livrar do domínio da sociedade infeliz e alienada.
 Exemplos das técnicas de Bioconstrução, as mais utilizadas no Brasil são:
Adobe – Tijolos feitos de barro e palha enformados manualmente e secos naturalmente, evitando o cozimento em fornos que consomem energia e liberam gases nocivos.
Superadobe – Consiste em uma técnica de terra ensacada geralmente em sacos contínuos. É um sistema monolítico que simplifica questões estruturais, uma vez que se auto-sustenta da base a cobertura.
Taipa ou Pau a Pique – É o preenchimento de terra com palha em trama de bambu ou galhos finos. Essa técnica foi muito utilizada no período colonial e ainda é a solução para construção em regiões interioranas do Brasil.
Taipa de Pilão - É uma parede erguida em forma de madeira (taipa) onde a terra é apiloada (socada) nessa fôrma.
COB ou Maçoroca – É uma técnica de esculpir um composto homogêneo de argila, palha e água. Essa técnica permite aguçar a criatividade uma vez que se trata de “casa esculpida”, podendo agregar elementos como garrafas, tocos de arvores, pedras, etc.
Teto verde – são jardins suspensos na cobertura, essa técnica tem uma ótima eficiência em termos de conforto térmico e acústico e tem sido uma ótima solução para ambientes urbanos além de permitir uma “compensação” da falta de vegetação nas grandes cidades.
Outras técnicas como o solo cimento e ferro-cimento, também são incorporadas a Bioconstrução uma vez onde existe a necessidade do cimento se acrescenta o solo na tentativa da redução desse composto químico.

Imagens da preparação e aplicação do composto de terra, água, óleo de linhaça e esterco para acabamento e impermeabilização da técnica do pau-a-pique desenvolvido nas construções do Ecoparque da Mata-BA :




fotos: acervo Ecoparque da Mata-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário